quinta-feira, 24 de março de 2011

Segredos do Vaticano



A cúpula da Basílica de São Pedro no coração de Roma domina a paisagem do país mais incomum do mundo.

O Vaticano é um estado independente no meio do coração de Roma. É o lar do Papa, o último monarca absoluto da Europa.

Suas muralhas imponentes lembram uma fortaleza secreta. Seu exército particular sugere exclusividade.

Mas é também um local de trabalho. Daqui o Papa lidera 1 bilhão de católicos no mundo todo.

Poucas pessoas sabem o que acontece por trás das portas fechadas deste estado único.

Pouco depois da hora de encerramento ao público, do fim das longas filas de espera, do ruído e da agitação provocada por milhares de visitantes, as portas do Vaticano, em Roma, reabrem-se, em exclusivo, para um grupo muito estrito e privilegiado de visitantes. Este grupo, composto no máximo por vinte pessoas, terá acesso exclusivo a uma visita nocturna guiada a um dos mais famoso e visitados lugares do mundo, a Capela Sistina e o núcleo de Museus do Vaticano. Lá dentro repousa agora um tesouro arquitectónico inestimável num silencio absoluto.

O tour tem uma duração de cerca de duas horas, e é liderado por um guia historiador de arte. Parece pouco tempo, é certo, mas são 120 minutos mágicos e inéditos, para embarcar numa viagem privada e personalizada ao coração da igreja católica mundial e símbolo absoluto do Renascimento italiano.

É, sem dúvida uma experiência única, para desfrutar com tempo e tranquilidade, de algumas das obras primas fundadoras da cultura Ocidental. A visita começa no Museu Clementino Pio, onde se encontra a magnífica colecção de esculturas gregas e romanas, entre as quais o Apolo de Belvedere e o grupo Laocoonte. Seguem-se os aposentos papais, criados por Rafael para Júlio II, onde pode admirar os frescos d’ A Disputa, bem como a pintura A Escola de Atenas, ambas do artista italiano, entre outras pérolas da história da arte. A Capela Sistina constitui, naturalmente, um dos pontos altos desta visita.

Com uma arquitectura inspirada no templo de Salomão, descrito no Antigo testamento, é lá que se encontra A Criação de Adão, de Miguel Ângelo, bem como os outros frescos de Rafael e Botticelli. Os visitantes nocturnos poderão deter-se aqui por longos minutos, sem pressas, nem encontrões, antes de terminarem a visita no ponto de partida, e sempre acompanhados por alguns membros das forças de segurança do Vaticano.

As reservas para esta aventura são limitadas, quer em número de pessoas quer ao nível das datas disponíveis, e devem ser feitas com a maior antecedência possível, com valores a partir de 280 euros por pessoa.

Ler mais: http://www.destinosdeviagem.com/uma-viagem-aos-segredos-do-vaticano/#ixzz1HVGjUQpl
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Desde que foi instituída a igreja católica, ouve-se falar de seus segredos e do lado obscuro do Vaticano, historiadores a pesquisam com toda a cautela, pois, falar de fé é algo muito delicado que envolve diretamente o sentimento do homem.
Dentre muitas abordagens a esse tema podemos citar os filmes “Anjos e Demônios” e “Código da Vinci” que dizem respeito aos segredos do Vaticano, que sempre foi muito questionado por suas atitudes. Com um estudo mais aprofundado sobre esses segredos podemos indicar o livro, do jornalista e pesquisador Eric Frattini, "A Santa Aliança: Cinco Séculos de Espionagem do Vaticano" (Editora Boitempo).
A Santa Aliança fora criada pelo papa Pio V, com o intuito de matar a rainha Isabel, que era protestante, e instituir o catolicismo na Inglaterra. Esse é só um dos mistérios que envolvem o Vaticano, no livro são citadas outras historias que com certeza valem á pena serem lidas, pois tanta evidencia não podem ser somente mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário