quinta-feira, 17 de março de 2011

Gripe suína de laboratório ? Sim !


Qual o assunto mais comentado, mais discutido, mais preocupante, mais “alarmante” ?

Esta foi a pergunta que eu (R) e W fizemos um ao outro. Não sabíamos que tema apresentar no nosso Primeiro Artigo. Não poderia ser algo engraçado, nem simples, tinha ser um assunto que causasse impacto nos leitores, ou generalizando, um assunto que “chegasse chegando”.

Pesquisamos em vários sites, vimos cada coisa surpreendente (pra não dizer absurda), que quase enlouquecemos. Entretanto, eu, sim eu mesma, achei um tema que causa todo o tipo de reação, acredite ou não. Estou falando da Influenza H1N1, popularmente conhecida como Gripe Suína.

Na televisão, em jornais e revistas, na internet o que mais se têm são notícias de mais vítimas da doença. Mas o que não mostram é como esse vírus foi formado, como se alastrou e como foi passado do porco para o homem. Isto é que pretendo publicar aqui.

Quem pesquisa por curiosidade, acaba encontrando matérias como essa, publicada pelo site http://www.gripesuina.net/ :

“A gripe suína é uma doença causada pelo vírus influenza A, seu subtipo mais comum é conhecido como H1N1. A contaminação inicial se deu através de uma mutação que possibilitou que o vírus contaminasse pessoas em contato com porcos infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preocupa-se com as novas mutações, que deram ao vírus a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa. Todos os casos recentes constatados no México procedem do contágio humano, segundo o Ministério Mexicano da Saúde. Tais acontecimentos levaram a OMS a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e acaba de se tornar uma pandemia. A maior preocupação se deve ao fato de que muitas das vítimas são pessoas jovens e saudáveis.

É importante ressaltar que a transmissão não ocorre através do consumo de carne de porco, já que as temperaturas de cozimento da carne são fatais para o vírus.

O diagnóstico é feito através do uso dos kits enviados ao Brasil pela OMS, que podem detectar uma infecção em até 72 horas. Sem o uso do kit, o diagnóstico é feito em laboratório e demora 15 dias.”

Ou seja, o vírus sofreu mutações que infelizmente o fez ser capaz de contaminar pessoas. Satisfeito ? Você pode até estar, mas eu não.

Pesquisando mais, encontrei um site de Portugal que apresentava mais dados (http://aeiou.visao.pt/gripe-suina-quem-infecta-quem=f508326) :

“Os noticiários têm sido pródigos em chamar a atenção para a transmissão do vírus do homem para o homem. Falham, no entanto, quanto ao enquadramento do assunto do ponto de vista das abismais condições ambientais e de salubridade que afectam a população de suínos nas unidades agro-industriais, aspectos centrais para a compreensão de dois processos fundamentais:

Por um lado, a proliferação da doença nas unidades de suinicultura e por outro lado, o processo de transmissão do vírus do porco para o homem.

A gripe suína pode ser transmitida do porco para o homem sob condições muito específicas, invariavelmente, para pessoas que trabalham na suinicultura em contacto diário com os animais. Trata-se de uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa que resulta da infecção com o vírus do tipo Influenza A. ("influenza": gripe, em Espanhol)

A doença pode ocorrer em incubações isoladas de virulência variável e as eclosões clínicas podem ser determinadas por organismos secundários. Os porcos são os principais hospedeiros do vírus clássico de gripe suína. Têm sido detectadas infecções em humanos, mas os surtos porcinos de Gripe A não parecem espalhar-se facilmente entre a população humana.”

Logo, a partir de más condições apresentadas nas áreas de criação de porcos, a gripe suína pode ser transmitida para o trabalhador que entra em contato contínuo com os porcos, até por se tratar de uma doença respiratória aguda.


E agora, estou satisfeita ? Não !

Como sou sedenta de conhecimento, lá fui eu procurar ‘verdades ocultas’. Eu já havia ouvido falar que o vírus poderia ter sido criado em laboratório, mas não absorvera a informação no momento. Me lembrei e fui procurar. Achei um pequeno artigo do site www.ambientebrasil.com.br (artigo). Dessa vez eu não iria parar, cacei aqui e ali, e achei o Dr. Leonard Horowitz.

Dr. Horowitz afirma com detalhes que o vírus foi criado em laboratório e que não foi um acidente ele ter de espalhado. Ele acredita na liberação do vírus para beneficiar a indústria farmacêutica, pois quem mais haveria de lucrar com a pandemia atual ? E justamente numa época onde as ações da empresa Novavax aumentam.

O Robin Hood farmacêutico solicita um inquérito do Dr. James S. Robertson, britânico líder em bioengenharia de vírus da gripe para a indústria farmacêutica e um grande lobby junto aos financiamentos do governo americano para os lucrativos contratos de biodefesa, juntamente com colaboradores no CDC (Centro Americano para Controle de Doenças).

Estes suspeitos ajudaram a Novavax a produzir vírus geneticamente modificados das gripes suína, aviária, e da gripe espanhola, H5N1 e H1N1, quase idênticos ao inédito vírus mexicano que supostamente está sendo propagado pelo mundo inteiro neste exato momento. O surto foi precisamente agendado para promover a pesquisa e enormes contratos para fabricação de vacinas.

Está surpreso ? Desconfiado ? Então veja você mesmo o próprio Dr. Leonard Horowitz falando.

http://www.youtube.com/watch?v=0K2LdGUca9w


Tolência zero para estes canalhas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário