quinta-feira, 24 de março de 2011

Os 7 Pecados , qual é o seu ?


Há muito tempo atrás na realidade a primeira classificação dos pecados capitais dada entre 345-399 (até onde eu sei) constituíam oito. sendo eles:

1. Gula
2. Avareza
3. Luxúria
4. Ira
5. Melancolia
6. Preguiça
7. Vaidade
8. Orgulho

Depois no século VI o Papa Gregório deu uma remodelada na lista, ele achou necessário fazer um "upgrade" mas na verdade fez um "downgrade" e montou a lista:

1. Orgulho
2. Inveja
3. Ira
4. indolência
5. Avareza
6. Gula
7. Luxúria

Não é meu intuito aqui neste tópico falar sobre o porque acho que a primeira lista é a mais conveniente pois minha intenção é falar sobre o Deus Cristão e suas manifestações "puras" de "perfeição" descritas na Bíblia.

Eu considero (e acho não ser o único) o Orgulho como a Origem dos 7 Pecados(Virtudes pra mim).

A Gula nasce do Orgulho, a Avareza, a Luxúria, a Ira, a Melancolia, a Preguiça e a Vaidade.

Considero que o exagero de qualquer um desses ditos pecados nos traz problemas mas a falta de qualquer um deles também e IHVH, Jeová, ou seja lá qual seja o nome do deus cristão é muito bom em exagerar em todos eles.

GULA
A bíblia descreve como deus quer que todos vivam para satisfazê-lo, ele não tolera outros deuses quer que todos adorem e amem ele, ele quer tudo e todos voltado para si. Simplesmente ele quer ser o único deus adorado, e acho que esta vontade de querer tudo para si nada mais é do que Gula.

AVAREZA
O deus biblico é Todo-Poderoso com uma palavra ele constrói tudo o que quer e destrói, ele podia ajudar seus seguidores a viver em mundo de paz e harmonia mas ao invés disso fica observando todos se matarem, seus seguidores serem perseguidos e perseguirem, vê uns pagarem um preço alto pelas escolhas e atos de outros e nada faz. Mesmo muitos problemas(a maioria) sendo causado por nós mesmos e não cabendo a ninguém de nenhum outro mundo ajudar já que nós causamos existem outros problemas que poderiam ter uma "intervenção divina", outro dia um gato apareceu no meu quintal com um lado do crânio afundado, fora os que morreram envenados, outro dia vi na tv uma garota que ficou paraplégica porque foi atingida por uma bala perdida(culpa dela ter escolhido estar naquele lugar, naquele momento e agora não poder andar?), sei que podem parecer exemplos fúteis mas ilustra somente a ponta do iceberg, porque o que quero dizer que se o Deus Cristão é tão sábio e poderoso vive num mundo perfeito, então ele tem o Poder para ajudar (assim como um milionário tem dinheiro para doar ao Haiti) mas ele não faz porque cobra dos seus fiéis, porque diz para seus fiéis esperarem (assim como um milionário pensa "Porque vou dar meu dinheiro para ajudar aqueles haitianos? Eu trabalhei pelo que tenho se eles quisessem viver melhor que trabalhassem" e então não doa nem mesmo um quilo de arroz mesmo podendo fazer algo para amenizar um problema de alguém que implora por ajuda).

LUXÚRIA
Como dizem os mulçumanos os escolhidos vão herdar o Paraíso e ter direito a 72 virgens(e pelo menos mais 1000 vadias), isso é uma tentação para mim até entendo porque eles rezam 5 vezes ao dia. Sem contar o fato biblíco sobre Maria, deus é poderoso certo? Então não poderia ele ter concebido Jesus através do ato sexual entre Maria e José? Ao contrário disso ele preferiu fazer Maria ter orgasmos múltiplos naquela noite, imagine meus irmãos que Lilith apareça para você e diga "Quero ter um filho!", não sei vocês mas eu sem dúvidas ia estar a disposição(na verdade para Lilith estou a disposição a qualquer momento). Só de imaginar ter um filho com minha deusa mais adorada eu entro em êxtase profundo, ainda mais se eu fosse virgem e pudesse dizer depois que perdi a virgindade com Lilith. Pois bem deus sendo o todo poderoso pode muito bem ter feito Maria engravidar sem precisar transar, mas acho que já que ele criou as coisas como são não perderia a oportunidade de dar uma transada com a virgem Maria já que era a mais pura das mulheres (acha mesmo que depois de tanto tempo dele procurando uma mulher que fosse tão pura ia perder a oportunidade de retirar a ingenuidade da garota? Se é que ela era ingênua!), depois com uma palavra era só restaurar Maria a 0km e José também poderia sentir o prazer de retirar a virgindade de sua amada(mas deus deixaria um humano ter este prazer com sua escolhida?).

Sem falar nas orgias e incestos contados na biblía, e o pior se o próprio deus incentivava a suruba (Abraão entre muitos outros que tinham muitas mulheres a sua disposição com o consentimento divino) então porque ele destruiu Sodoma e Gomorra?

Sem falar que Jesus impediu uma prostituta de ser apedrejada! Será que se fosse eu a ser apedrejado ele iria impedir? E olha que ele nem mesmo impediu a si próprio de ser crucificado mas impediu a prostituta, tudo bem que dizem as escrituras que ela largou essa vida após o acontecido(na verdade minha opinião é que ela já pensava em largar a vida de prostituta e por isso os sacerdotes iam apredejá-la, eles não queriam que ela parasse ou então ela se negou a "prestar favores" a algum deles).

Mas levando em consideração o Velho Testamento um homem podia ter quantas mulheres quisessem(principalmente os escolhidos de deus já que deus dava as melhores pra eles) com a permissão de Deus mas a mulher que tivesse relações com mais de um homem já era considerada prostituta, além de deus incentivar a luxúria ainda era machista. (Apenas um lembrete as senhoritas, EU SOU UM PROFETA .... além de ter um Arcanjo como meu protetor ainda posso fazê-las conhecer o Paraíso, e minha última revelação que recebi neste exato momento é que deus mudou de idéia e agora permite o lesbianismo desde que a mulher seja bi-sexual se for somente lésbica deus a punirá por isso mas se for bi terá grandes prazeres)

IRA
Eu ia pular esta parte porque considero que todos sabem que este é o predileto do deus biblico. Genocídio, destruição de nações somente porque "Eles não me amam", deus quer ser amado por isso ame-o pois se não o amar ele irá levantar um exército e invadir sua casa, irão estuprar as mulheres da casa (e cuidado que até você corre o risco), vão saquear, quebrar todas as esculturas e os quadros que tiverem em sua casa, confiscar seus computadores, rasgar a camisa do black sabath, ac/dc e iron maiden, e ainda se te levarem preso deus irá mandar te colocarem em uma cela com uma tv e um rádio, a tv tem um pacote de assinatura somente com canais religiosos e o rádio só estação de música gospel. Isso é o que acontece com quem não obedece o papai.

Quantas passagens bíblicas mostram a misercórdia divina incentivando o levantamento de uma nação contra outra, o massacre de povos, o apedrejamento dos que pecam, entre outros atos de extrema intolerância que demonstram o quanto o deus bíblico é cruel e se diverte massacrando. Como grandes exemplos: Sodoma e Gomorra e o Dilúvio.

MELANCOLIA
E deus por um momento se arrependeu de ter criado os humanos, e deus se entristeceu, e deus ficou amargurado.
O deus cristão é melancólico e muito parece um emo , ele fica triste, pensa em destruir tudo, depois que alaga tudo vai e usa como símbolo de um pacto o arco-íris(isso é coisa de emo). Ele se entristece por ver seus adorados filhos pecando. Lógico ficamos tristes quando vemos alguém que gostamos entrar numa furada, mas deus é melancólico não somente por causa desses fatos ele além de se entristecer ainda fica parado sem fazer o nada e quando faz se arrepende como no dilúvio o que caracteriza a Melancolia. (Melancolia (do grego μελαγχολία - melagcholía; de μέλας - mélas, "negro" e χολή - cholé, "bílis") é um estado psíquico de depressão sem causa específica. Se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral.)

PREGUIÇA
O Todo-Poderoso não se cansa e então instituiu o dia do descanso, o Todo-Poderoso mesmo podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo ele usa os Anjos para passar recados e fazer a "Obra de Deus". Não preciso falar mais nada, se ele não se cansa, sabe tudo, é tudo então porque precisa de Mensageiros?... to com preguiça de escrever mais.

VAIDADE
Basto dar um exemplo da Vaidade Suprema de IHVH, ele criou a raça humana a sua imagem e semelhança para adorarem ele, por ele ser perfeito, glorioso, o maioral, e através de sua criação ele admira sua própria perfeição.
Isto não é vaidade?

ORGULHO
Como bem disse para mim o Orgulho é a Origem de todos os outros 7 Pecados, se deus é vaidoso é por causa de orgulho, se deus é preguiçoso é do orgulho que vem a preguiça. Então sendo o deus bíblico o maior exemplo de cada um dos 7 pecados poderíamos chamá-lo de Deus Orgulho. Ele criou a humanidade a sua imagem e semelhança então isso explica o porque nós somos vaidosos, preguiçosos, luxuriosos, irados, gulosos, melancólicos e avarentos.

Acho que por hora chega de escrever estou exausto. (Preguiça)

Porque deveria compartilhar mais das minhas idéias com os outros eu busco as respostas pras minhas dúvidas quem quiser que vá atrás não vou expor todo meu conhecimento assim de graça? (Avareza)

Esse mundo é uma droga não tem como melhorar, não adianta, não importa o que eu faça. (Melancolia)

Porém me sinto feliz de ter tanto conhecimento quando comparado aos demais mas tenho que fazer os outros compreenderem isso e me elogiarem por eu ser assim, portanto deixem comentários. (Vaidade)

O mundo seria melhor se eu tivesse tudo o que quero e mais também do que quero afinal eu mereço tudo. (Gula)

Mas um dia irei melhorar tudo, nada que algumas bombas atômicas nos lugares certos não resolva, se eu fosse presidente ou seguiam a minha lei ou eu matava. (Ira)

Bom pessoal espero que tenham entendido a pequena sátira do final, e não se perguntem "Onde está a Luxúria nesta tua sátira final?" hehehe o que vocês acham que eu vou fazer quando terminar de escrever? A internet globalizou tudo e a pornografia também!

Por ser um tema altamente discutido mesmo em âmbito científico, e não só em âmbito religioso e popular, discorreremos a seguir sobre a temática dos Sete Pecados Capitais.

Sua significação e sua relevância simbólica apontam um caminho para a ampliação da consciência. Somente após ter uma noção clara do que cada um desses “pecados” têm a dizer é que se pode integrar os aspectos positivos e negativos de todos, e isto sim, é um trajeto marcado para o autoconhecimento.

Colocamos aqui “pecados” entre aspas, pois não pretendemos discutir este tema sob uma perspectiva religiosa e, menos ainda, como uma forma punitiva ou repressora. Cremos que cada um dos sentimentos que citaremos a seguir possam contribuir com o crescimento pessoal daqueles que de alguma forma os experienciam.

Segundo o pensamento do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador da teoria analítica, entrar em contato com a própria sombra, a escuridão contida na alma, é uma das mais difíceis tarefas do ser humano. É nessa esfera de nossa psique, a sombra, que se encontram nossos aspectos que não nos orgulhamos de ter.

Porém, segundo Jung:

"(...) se (a sombra) é reprimida e isolada da consciência, jamais é corrigida, e pode irromper subitamente em um momento de inconsciência. De qualquer modo, forma um obstáculo inconsciente, impedindo nossos mais bem-intencionados propósitos."



Portanto, mesmo que a inveja, a soberba, a luxúria, a avareza, a preguiça, a ira e a gula não sejam sentimentos dos quais nos devamos orgulhar de sentir, ao entramos em contato com eles e ao compreendê-los dentro de nós e das nossas atitudes é que conseguiremos transformá-los e integrá-los, tornando-nos assim, mais conscientes sobre quem realmente nós somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário