domingo, 20 de março de 2011

No dia 20.03.2011 Pernambuco aos 40º




Dia mais quente do ano deve levar Pernambuco aos 40º de sensação térmica
Este é o momento que a Terra fica bem perto do sol, fazendo com que os dias sejam iguais às noites, 12 horas cada turno. E, como Pernambuco está muito próximo à Linha do Equador - apenas 7º Sul -, onde a incidência é maior, vamos receber neste domingo os raios solares de forma perpendicular, de forma mais direta.

Todos os anos, o fenômeno acontece duas vezes para marcar as mudanças de estação. A primeira é agora em março e a segunda, no dia 23 de setembro. Com a troca de estações, o hemisfério Norte passa agora a receber a primavera e o hemisfério Sul, o outono. Como o Brasil está localizado numa área tropical, essa mudança de estações e climas não é tão sentida.
"Tem anos que chove pouco no final de março por conta da pressão atmosférica, como está sendo agora em 2011, assim como a ausência de nuvens e os ventos mais fracos. Fora isso temos a evaporação acelerada da água do mar, que atualmente está com a temperatura entre 28º e 34º, o que é considerado muito quente", explica a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda.

Francis explica também que, da segunda semana de março até agora, por exemplo, Pernambuco teve um aumento de dois graus na temperatura nos municípios do Sertão. "A sensação térmica no Sertão já chega a marcar uma temperatura próxima aos 40º. E, como não temos previsão de chuva para o Estado, o provável é que neste domingo o dia seja de muito calor".

A coordenadora do Lampe fala ainda que a ação humana também influencia bastante no aumento desse calor que a Terra vem sofrendo nos últimos anos. Isso acontece porque o calor fica preso entre a superfície e a atmosfera, não sendo expulso para o espaço. Esse é o processo do chamado efeito estufa, causado pela ação de gases como o carbônico.

"O fato é que muitas pessoas ainda não têm preocupação com o meio ambiente. É preciso repensar, por exemplo, a reorganização da cidade. A expanção imobiliária vem crescendo muito rapidamente e tranformando o Recife numa verdadeira ilha de calor, um efeito estufa artificial. O concreto passa o dia todo absorvendo calor para devolvê-lo à noite, esquentando ainda mais a cidade. Temos que pensar nesse reordenamento do espaço arborizando mais a cidade; afinal, as árvores são excelentes reguladores da temperatura".e você é uma daquelas pessoas que reclamam todos os dias do calor, prepare-se para se queixar ainda mais. No próximo domingo, dia 20, a capital pernambucana terá o dia mais quente do ano. A temperatura máxima poderá ultrapassar os 36 graus Celsius, com sensação térmica acima dos 40. Esse ´calorão` é consequência de um fenômeno astronômico chamado equinócio, que a cada ano vem sendo potencializado pelo efeito estufa.


Arte de Greg/dp
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa ´noites iguais`, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, 12 horas cada turno. É um fenômeno em que o sol se posiciona perpendicularmente em relação à Terra, fazendo com que seus raios sejam distribuídos igualmente entre os hemisférios, entretanto, com mais incidência na região próxima a linha do Equador.

O equinócio ocorre duas vezes no ano. Uma em março, no dia 20, e a outra em setembro, dia 23. O fenômeno define as mudanças de estação. No Hemisfério Norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No Hemisfério Sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março. Como o Brasil está numa área tropical, essa passagem de estação não é bem definida.

A coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda, alerta para a principal consequência do fenômeno no estado, a alta elevação da temperatura. ´O equinócio é o momento em que a Terra está mais próxima ao sol, por isso um aumento na temperatura da superfície terrestre, é natural`, disse. ´O que não é normal é esse calor acima dos 35 graus Celsius que vem aumentando nos últimos cinco anos`, completou.

Ainda de acordo com a coordenadora, o efeito estufa é o que vem contribuindo para o crescimento gradativo da temperatura. ´O calor não consegue se expandir para o espaço porque fica retido entre a atmosfera e a superfície por causa da ação de gases, como o carbônico` , explicou. ´Essa temperatura vem aumentando no estado nos últimos cinco anos`, alertou.

Assim como levou séculos para que a Terra atingisse esse nível de calor, também precisaremos de muitos séculos e mudanças de hábitos para que ele se reduza. ´A atuação humana, quase sempre sem preocupação ambiental, foi e está sendo decisiva para esse desequilíbrio. É preciso repensar tudo o que fazemos e como fazemos`, afirmou Francis Lacerda. A expectativa dos meteorologistas é que se não houver mudanças reais na humanidade, as temperaturas vão aumentar a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário